way2themes

Inglês - dias da semana com The Cure

Por: | 07:34 Deixe um comentário

Friday, i'm in love traz repetidas vezes a pronúncia dos dias da semana. Alguns nomes derivam de expressões anglo-saxônicas. Thursday (quinta-feira) e Fryday (sexta-feira) derivam de deuses escandinavos: Thor e Freyja. Saturday (sábado) é uma exceção, por ser atribuído à Saturno (deus romano).

Os dias:

Sunday (Domingo) - vem de Sunnandæg, palavra do Inglês Arcaico (Old English). Como a palavra sun significa sol e day significa dia, Sunday quer dizer "Dia do Sol"("Day of the Sun"). A expressão "Day of the Sun" originou-se do Latim Dies Solis.

Monday (Segunda-Feira) - vem de Mōnandæg, palavra do Inlglês Arcaico. A primeira parte desta palavra vem de moon (lua em inglês). Assim, Monday significa "Dia da Lua" ("Day of the Moon"). Monday é uma tradução da expresão em Latim Dies Lunae.

Tuesday (Terça-Feira) - vem de Tiwesdæg, palavra do Inglês Arcaico que significa "Dia do Tiw" (Tiu's day). Tiw (também conhecido como Tew, Tyr ouTywar) foi um deus da guerra e da glória na mitologia norueguesa e no paganismo germânico.Tuesday é baseado no nome Dies Martis, do Latim, "Dia de Marte" ("Day of Mars"), o deus da guerra Romano.

Wednesday (Quarta-Feira) - vem de Wōdnesdæg, palavra do Inglês Arcaico que significa o dia do deus Germânico Woden, mais conhecido como Odin, que era o deus mais alto da mitologia norueguesa e um proeminente deus dos Anglo-Saxões e outros povos na Inglaterra até o século XVII. Wednesday é baseado no nome Dies Mercurii, do Latim, "Dia de Mercúrio" (Woden's day, em Inglês).

Thursday (Quinta-Feira) - vem de Þūnresdæg, palavra do Inglês Arcaico que significa dia do Þunor, conhecido como Thor no Inlgês Moderno (Modern English). Thor é o deus dos trovões na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. Thursday é baseado no nome Dies Iovis, do Latim, "Dia de Júpter" (Thor's day). No panteão Romano, templo dedicado aos deuses na Roma antiga, Júpter era o deus mais importante e mantinha seu poder por causa dos seus raios.

Friday (Sexta-Feira) - vem de Frigedæg, palavra do Inglês Antigo que significa "Dia de Frige" (Freya's day), a deusa germância da beleza. Na verdade, trata-se de uma adaptação do latim Dies Veneris (Dia de Vênus). Frige ou Frigg era a deusa nórdica do amor, correspondente a Vênus da mitologia romana, deusa da formosura, do amor e dos prazeres.

Saturday (Sábado) - A tradução Anglo-Saxã original de Saturday era Sæturnesdæg, que em Latim significava Dies Saturni, "Dia de Saturno" (Saturn's day). Saturday é o único dia da semana que possui origem Romana, vem de Saturn. Provavelmente os Anglo-Saxões adotaram esse nome porque não havia nenhum deus norueguês que correspondesse ao "deus Romano da agricultura".


0 comentários:

Postar um comentário