way2themes

Evento exalta cultura negra em São Lourenço da Mata:

Por: | 10:10 Deixe um comentário

Tradições e costumes da cultura africana foram exaltados, nesta sexta-feira (19), no Centro Social Urbano, na 1º edição do Dia da Realeza Negra. O evento, que foi promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, teve como objetivo elevar a autoestima da população negra do município, assim como combater o racismo e o preconceito.

O evento reuniu grande público e contou com oficinas para pele negra, uso de turbante, corte de cabelo afro, dread look, degustação de comidas típicas da cultura negra, como acarajé, tapioca, pipoca e milho; exposição sobre Orixás, declamação de cordel sobre preconceito, além de apresentações culturais, como percussão, Carlinhos do Break, Edinho Voz e Violão, Mc Wesley Batista, Neguinho do Frevo e Gel Lima.
“A população negra ainda sofre muito preconceito pelas suas características físicas, como o cabelo, a boca e o nariz. Queremos elevar a autoestima da comunidade afrodescendente, para que ela possa aceitar suas origens e lutar pelos seus direitos. Por isso, trouxemos este evento para que possamos exaltar a herança cultural negra, que hoje está representada por práticas culturais, manifestações, rituais e costumes. Além disso, queremos frisar que a cultura afro-brasileira é parte constituinte da memória e da história brasileira e que seus aspectos transbordam as margens sociais”, explicou a coordenadora da Igualdade Social, Flávia Martins.

Para o professor André Gomes, que compareceu no evento, a iniciativa marca um ganho cultural para a cidade. “A gestão municipal está de parabéns! Já que o Brasil é o segundo País com maior população negra depois da Nigéria. E um governo traçar políticas públicas segmentadas para cada nicho da sociedade, respeitando suas particularidades e preservando suas tradições e costumes, é um exemplo de boa gestão”, disse.



0 comentários:

Postar um comentário