way2themes

Superfície no Planeta São Lourenço da Mata - secretariado, imprensa:

Por: | 10:15 Deixe um comentário
Certa vez fui convidado para dar uma palestra em um colégio, no interior do estado. A aula-espetáculo teria duas horas de explanação, questões, dicas e uma parte bem-humorada. Nunca havia estado naquela cidade e o primeiro pedido feito a quem me convidou foi: - Você pode falar um pouco sobre as pessoas do município?
Meu amigo então levou umas duas horas (quem sabe uma aula antes da propriamente dita! Rsss) para relatar gostos, gírias, lugares, etc., sobre a gente do local e seus costumes, cultura. 
Eu precisava desse levantamento para que a aula tivesse uma junção de conteúdo e conhecimento de como as pessoas são, vivem. Isso é cuidado, respeito e olhar preciso a quem você se dirige. Nada mais chato e desagradável que alguém estar em um lugar e nada referir-se ("antenadamente") a este.
A Secretaria de imprensa (ou comunicação, como queira) é responsável pela gama de informações no município, precisa externar o pensamento da gestão, trazer a esta o retorno comunitário, planejar e executar o conhecimento das atividades dos mais variados órgãos dentro da cidade. Informação é poder e poder (força e capacidade), no entanto para tudo isso é tarefa número um que o possuidor da responsabilidade saiba, procure saber através de si ou de outras pessoas a dinâmica informativa onde ela acontece.
Uma parcela de trabalho, pequena, é apontar para fora as realizações de uma prefeitura e organizações associadas a outras cidades, através de imprensa estadual e mesmo nacional escrita, falada, eletrônica, mas de verdade é o povo local que necessita e é o que põe e tira gestores, portanto o saber informativo deve ser a eles, primeiro.
Em São Lourenço da Mata, só vi uma pessoa capaz e verdadeiramente consciente de sua real função e necessidade nesta área - O Denis, homem experimentado de outros lugares, gestões e mesmo com tamanha bagagem ao chegar aqui, não se comportou com o sabe tudo (até porque se assim o fizesse, iria comportar-se como um desconhecedor de lugar), traço notado em anteriores secretários, que vez ou outra tinham que forçados pelas circunstâncias (não sabe, tem que saber de alguém) apelar à comunicação local - que vive, entende, conhece as pessoas e localidades da cidade. Traço de sabedoria e responsabilidade de quem quer bem informar é bem conhecer, então, criar meios para troca de informações, valorizar e reconhecer os "nativos" fez desse homem, o Denis, mais capaz de fazer melhores julgamentos de fato, verdade e contexto.
Valorizar o local, para conhecer o global não pode passar despercebido justo por uma secretaria que tem importância além de um "dador" de informes.

P.S.: Voltei para um acréscimo sobre comunicação. Há quem a imagine apenas de uma cor, ou um partido, ou mesmo tão apaixonada que incapaz de enxergar além do espectro monocromático visualize apenas Valdeci (nome comum a ambos os sexos), sem saber se homem, se mulher, rsss!

0 comentários:

Postar um comentário