way2themes

Emancipação de São Lourenço da Mata, Turismo 3 em 1 (histórico, hídrico, geográfico):

Por: | 09:24 Deixe um comentário


A série de textos hoje apresenta um forte na Capital Nacional do Pau Brasil, mas que é débil nas atividades executivas. E saindo às ruas, à zona rural, neste momento, você olhará a cidade e confirmará o fato.

Muito se fala, alega, ilustra, porém pouquíssimo se faz a respeito do assunto. Houve livro, exposição universitária, iniciativa estudantil, ações particulares (e louvo cada uma delas por manifestar apreço, preocupação com o conhecimento sobre a cidade), mas essas atividades são insípidas quando não se solidificam, ampliam-se, são mantidas. Acabam sendo fugazes à espera da próxima reação, não proatividade. Ser secretário (e agora diretor, se houver, na gestão Bruno Pereira) de turismo no município é mais esperar atividades festivas aqui e acolá (Carnaval, São João, Festa de Agosto, etc.), procurar deputados, senadores atrás de alguma sobra de finança ou projeto mínimo afim de atender essa necessidade cultural e até saudável - o passeio, investigação, aprendizagem, amor ao que se tem e pouco se aproveita. A natureza, o povo, os recursos estão ao nosso redor. A impressão (e ruim, muito ruim) é que não interessa, falta criatividade ou mesmo inteligência para tal atividade. Estaria Paulo Freire com seu "dilmês" e raciocínio confuso impregnado no espírito institucional?

Não pretendo ficar preso aos problemas, no entanto é preciso saber onde se está no assunto para que a partir desse parâmetro surja o quê fazer. Não pretendo também apresentar o "Guia definitivo do Turismo em São Lourenço da Mata", porém certamente tenho alguma experiência como mochileiro de vez em quando, que já andou mais de duzentos quilômetros em muitas direções, a maioria a pé, dentro do município, nos últimos dez anos.

Vamos lá:
As fotos seguintes são de 2006 até hoje:
 A antiga junta militar e antiga sede da prefeitura, hoje está reformada. Sobre o prédio há muita história a ser contada, a respeito dos seus antigos gestores e ações no município.



 Sede do Vigésimo Batalhão, o antigo casarão já foi associação de  moradores e em tempos mais pretéritos, residência secular. Foi equivocada sua cessão como prédio à PM, já que sua estrutura interna foi comprometida. Uma nova parceria pode ser celebrada, doando outro imóvel à gloriosa instituição e tornando este, novamente, uma associação e / ou Centro Cultural.





Por motivos políticos federais, as linhas férreas foram abandonadas. Lamentável, considerando a economia gerada pelo escoamento da produção em vagões, além de um transporte barato e também o aspecto turístico.





As fotos do trem são de 2012. De lá para cá não mais ouvimos o apito característico.















































O Barroco na história, literatura, artes plásticas (Renascimento espanhol). Temos um tesouro arquitetônico, cultural.

Recantos junto do Alto da igreja Matriz. 

 Zeto Maranhão, uma memória-viva do século passado e sobre o século passado.

Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo, centenário e solidário.
Guilherme Santiago - administrador, entusiasta e memória do grupo São Lourenço da Mata no Passado. Qualquer palestra sobre o assunto será enriquecida com seu saber.
  
Açude Queira-Deus, uma das reservas hídricas de São Lourenço.
A vida no campo, no presente e passado. Relações Árcades na história e literatura.
Observação da fauna - répteis, aves, mamíferos e estudo das plantas.
Goitá, divisa São Lourenço - Paudalho.

Matriz da Luz - reservatório UNA. Em nossa companhia, Alisha (dos EUA), segunda pessoa, a partir da esquerda.

 Matriz da Luz.

 Matriz da Luz - reservatório Várzea do Una.
Matriz da Luz - reservatório Várzea do Una  
Capela / Oratório construído na rocha. Vê-se uma inscrição em grego: Nika - Vitória. 
Matriz da Luz - "Capela / igreja dos negros". Posição em frente à próxima imagem.
A segunda mais antiga de Pernambuco e a terceira do Brasil, esta, a de Matriz da Luz (segundo alguns).

Não são todas as fotos já feitas, de todos os lugares possíveis, todavia já demonstra por imagens o potencial tido em São Lourenço.

0 comentários:

Postar um comentário