way2themes

Emancipação de São Lourenço da Mata, lugares:

Por: | 07:49 Deixe um comentário
A Página São Lourenço da Mata  - no Passado, com a administração de de Edvaldo Henrique e Guilherme Santiago, dá uma rica demonstração de lugares na cidade. Quer saber? Estão abaixo, com os comentários dos participantes.

Antes das imagens, um dos administradores, o Guilherme, este que tenho bastante apreço, dá seu depoimento a respeito da iniciativa:




Cine São Pedro, de Mozart.

Filmes de monstros, terror, artes marciais, para maiores, nacionais e estrangeiros entre outros faziam o imaginário dos frequentadores.

O cine não existe mais, em seu lugar está o Supermercado Todo dia, este em frente à ladeira da CDL.



Nas dependências do Cinema São Pedro (Andreza Magalhães e sua tia, Cristina).


Eduardo Xavier: "E o caldo de cana de seu Jonas mas a frente o supermercado do Pacheco e a farmácia do João Clímaco e junto Manoel galego que vendia cereais em grosso".

Guilherme - ANTES E DEPOIS
Esse prédio antigo era ao lado da Prefeitura municipal, em 07 de Agosto de 1957 ele foi o primeiro que recebeu energia elétrica no município com o fornecimento da CHESF, a partir daquela data, deixou de funcionar o motor elétrico de propriedade da Prefeitura bem como os geradores de diversas industrias aqui instaladas como a companhia industrial, Usina Tiúma entre outras. Agora no local existe esse prédio (fotografado em Dezembro/16) onde foi a farmácia de Rodrigues.







Eduardo Xavier- "Esse prédio mas novo antes funcionava a farmácia do Rodrigues. Ele tinha na parte de trás alguns jabutis e uma espécie de cágado, se não estou enganado chamava de Santo Antônio. Tomei algumas vezes um remédio chamado sanativo".
Abel Cavalcante - "Ao lado da casa era o ambulatório de Rodrigues, enfermeiro e vereador por São Lourenço, por dez mandatos. Servia o povo pobre de nossa cidade. A chegada do PSF não utilizou o ambulatório, devido também o seu, mas a emergência da época eu tiro o chapéu, o então falado banho de luz, lâmpada forte sobre as costa do camarada. Qualquer confusão, dor nas costas, vou pra Rodrigues, um prático que deu certo pra época, que deu certo.".
























Foto de King World. Olhando o Alto da Igreja Matriz pela rua do Rosário.


Ponte-viaduto, cerca de oito anos atrás. Foto de Guilherme Santiago.

Foto Guilherme Santiago - Banda VERSOS DE OUTUBRO na ESPAM.


Foto Guilherme Santiago. ANTES E DEPOIS - Inaugurada em em 1911 na gestão do prefeito Belmino Corrêa de Araújo, o imponente prédio da Prefeitura municipal (foto atual em dezembro 2016).
Foto - Guilherme. Antes mesmo de ser o colégio de Crescêncio, esse prédio foi o ASA - ASSOCIAÇÃO SÃO-LOURENCENSE DE ATHLETISMO, foto antes e agora de outubro 2016.
Foto - King World. Praça Padre Simão de Figueiredo (Conhecida como Praça do Canhão), São Lourenço da Mata PE, Década de 1950. Hoje tem o nome de Praça Carlos Wilson.

Foto - Guilherme. Essa comparação vai emocionar muitos que já tiveram uma relação com esse maravilhoso Conde Pereira.


Foto - Guilherme. Primeira prefeitura municipal entre 1890 e 1911.


Foto King World. Usina localizada no bairro Capibaribe, ao lado da Mobi Brasil. Fundação em 1927, funcionou até 1962 e pertenceu ao Ilmo. Sr. Leôncio Araújo.

Foto King World. Inauguração da Ponte de Tiúma.













Foto - Guilherme Santiago. Estação ferroviária de São Lourenço, essa beleza que hoje esta servindo de moradia. Que pena.(foto recente, no mês de Dezembro 2016).
Foto - Cristina Trajano.

Foto - Guilherme. Posto de Trajano. foto antes enviada por Cristina Trajano e a outra fotografada hoje (12/11/16).

Foto - Guilherme. 24/10/2016.

Foto - Guilherme. Matadouro municipal, construído em 1919 na gestão do prefeito Doutor Herminio Moreira Dias foi demolido em 1974, por ter ficado em ruínas após a enchente de 1970. Hoje no local encontra-se um posto de gasolina e uma churrascaria.
Destilaria da USINA TIÚMA


Foto - Guilherme. Ponte de Tiúma sobre o Rio Capibaribe.

Foto do Rio Capibaribe passando em São Lourenço, em 1904. (foto da página Pernambuco Arcaico).
Foto antiga da CDL (a atual CDL permanece no mesmo local). Foto - Guilherme.

Foto - Ana Maria Marques Correia. Cheia atingindo a Frente da FIAT LUX em 1967.


Foto - Guilherme. Cheia passando na ponte de Penedo, em nossa cidade 2011.


Foto - Guilherme. Em frente a garagem da metropolitana em 05 de maio de 2011.
Foto - Guilherme. Fachada do antigo IPIRANGA FUTEBOL CLUBE, Parabéns pelos 76 anos (1940-2016). Atualmente na área do clube está construído o Pátio da Feira.


Todas as imagens são da página São Lourenço da Mata - no Passado e caso queira ver as muitíssimas outras, o endereço:


0 comentários:

Postar um comentário