way2themes

Emancipação de São Lourenço da Mata, Comunicação:

Por: | 08:00 Deixe um comentário
Das múltiplas rádios do passado até às comunicações via internet de hoje; dos jornais manuscritos de outrora até as publicações nas redes sociais, mudamos muito, porém devemos tributo ao pretérito pelo esmero, capricho, dedicação com as comunicações do século passado na Capital Nacional do Pau Brasil.

Alguns informativos cessaram suas atividades, outros ampliaram seus campos de informação.

Notícias, fofocas, poesia, fogo cruzado, futrica, cultura, educação, espiritualidade, em todas as esferas divulgadoras é possível dizer que há variabilidade nessas.

Novamente, a postagem não pretende nem conseguirá abranger todos e toda a comunicação da cidade, porém é maior que qualquer outra publicação (se existente) anterior.

Ciclo dos Impressos (revistas, jornais, etc.):

Jornal A Coisa (1905)



























Jornal A Gazeta (1977)





























Jornal A Hora (1917)



























Jornal A Sentinela (1925)





























Jornal O Apito (1932)







Jornal O Arara (1934)








































































Jornal O bisturi (1904)





























Jornal O Foot Ball (1918)



Jornal O Frevo (1926)


























Jornal O Rebate (1926)


Jornal O Relógio (1956)



























No momento atual, a representação mais evidente da notícia impressa é o periódico Classiparque, de responsabilidade de Solange dos Anjos. A revista-anúncio enfática no comércio e colunismo.




Sobre Rádio difusão:
Rádio Império, o atual prédio da Câmara de Vereadores:



Atualmente as rádios em funcionamento: PRG12 (do saudoso Aranha); PHCN (com a responsabilidade de Herculano) - estas duas denominadas "de caixinha" (caixas de som espalhadas nos bairros e Centro); Rádio Damata FM (na diretoria - Gil Morais); 102.7 (antiga Renascer, hoje Novo Dia, na direção - Elias Silva); Manancial (com a responsabilidade de Júlio César).



Luiz Santana - O Aranha (PRG12)










Aranha, ao microfone.

Herculano - PHCN (com o rádio na mão) 















Ciro Bezerra (à esquerda, hoje no comando de programa de TV, tarde-noite e participando bem cedo da programação de rádio na Capital Pernambucana)









































Gil Morais, diretor da Rádio Damata, 98,5 e apresentador de diversos programas, entre eles, ídolos do Povão, veiculado ora aos sábados ora durante a semana, à noite. Minha experiência em programas radiofônicos (apresentando) foi em decorrência do convite do "Inoxidável" (como costumo chamá-lo na programação), cerca de sete anos atrás.



Júnior Passira. Da operação eletrônica aos microfones em programa regional. Era veiculado das dezessete às dezoito horas, de segunda à sexta.


 Manoel Albino, seu programa de recordações musicais veicula-se das quatro às cinco da manhã. Da segunda à sexta feira. 

Renato Morais, dirigia um programa nos sábados antes do meu, na época. Ele foi meu primeiro operador (eu não sabia manusear os controles no período) e o quê me ensinou foi o suficiente para que no terceiro Programa Multicultural eu já fizesse tudo só.


Rosinha Damata, sua especialidade são os programas populares, com música de massa, variedades. Principal programa seu é o Bregão Damata.


Severino Eloia faz o segmento evangélico e sua programação vai das vinte horas à zero hora, retomando o programa após amanhecer, de segunda à sexta.


Ao microfone, Tony Sena, carregado de experiências em muitas rádios da Capital. Passou anos na Damata com os programas Show da Manhã e Show da Tarde, com a voz grave inconfundível e raciocínio experimentado.


Das quinze às dezessete horas, o Programa Pra Você tem a companhia de Walter Souza, o comunicador amigo. Um dos pioneiros na Rádio Damata, sua programação é de variedades e notícias.


Bruno Galvão, Sérgio Félix e Mário Silva (da esquerda para a direita). O primeiro, um jovem promissor; o segundo, capaz de tanto operar quanto fazer locução; o terceiro é fenômeno nos comentários e apresentação. Bruno já participou de programa de notícias na 102.7. Sérgio faz o Revista da Manhã, das sete às oito e acompanha Mário no Linha Direta, das oito às nove e trinta. Ambos os programas na Damata FM.

Os três estrearam neste mês um programa no mesmo formato da propaganda, em São Lourenço.

Nas dependências da Damata, com ouvintes.


Ibineias Júnior. Considero o mais completo homem de rádio em São Lourenço da Mata. Hoje ele atua na Novas de Paz, estação de médio alcance e de orientação evangélica. Fazia programa de notícias em São Lourenço, inicialmente na Renascer (hoje Novo Dia) e depois Damata. 

Aqui, ainda na Damata (o blogueiro, Fausto Neto, Ibi e Simon, da Banda Versos de Outubro), por ocasião do Tributo à Legião Urbana:

O programa matutino reunia notícia, entretenimento, cultura e educação. Nas segundas, quartas e sextas havia o quadro Pergunte ao Professor e debate, com blogueiro lecionando português, inglês e espanhol, além de falar sobre outros assuntos e participar da mesa de debates. Na foto - Fausto Neto, Bio, o blogueiro, Júnior Pocotó, Jean, Simon e Ibineias.

Sheila Xavier (primeira à esquerda) - dirigindo programa de notícias (Primeira Hora), das seis às sete da manhã e evangélico aos domingos, minha ex-aluna do Ensino Médio é muito capaz nos dois programas da Rádio Damata.  

Sendo honrada com o recebimento do título de cidadã de São Lourenço da Mata. Seu distinto marido, Israel, na ponta esquerda e a filhinha, à direita dela.


O blogueiro e seu Programa Multicultural, dividido em "muito tudo". De política à música, de bate-papo à educação, de cultura à tradução musical. Uma mistura de fina para dar sabor aos sábados pela manhã. O Programa vigorou durante sete anos, das nove às onze da manhã.

Milton (à esquerda) e Bio (à direita) participavam de debate na etapa final do Programa.


Brito, do Blog do Brito e Fausto Neto, falando de política local, estadual, nacional e internacional no Multicultural.



Neófito, no princípio.





A Damata fez muitíssimos debates políticos, a exemplo deste em que falávamos sobre o governo federal, anos atrás.





Outro evento sempre bem concorrido e falado são os momentos de eleição, aqui as de 2010. 

Eleições 2016





Na 102.7, Novo Dia. Programa Jornal da Manhã, com Arinaldo Rodrigues (primeira foto à esquerda), Fausto Neto (segunda foto à esquerda, visível e Tarcísio Lira (primeira foto, à direita). O jornalístico da manhã é prolongamento de edições anteriores década atrás.






Manancial. Com a produção evangélica, seu transmissor atinge várias cidades que ouvem o Júlio César em múltiplos programas.


























Wellington Silva, por vários anos atuou em rádios comunitárias na Várzea Fria. 










A imprensa já foi homenageada, com direito à desfile, no sete de setembro de 2010:

Renato, Mário, Fausto, Ibineias, Jacaúna Medeiros e Jotha Cláudio (este já participou de programas na Damata).


Palestra / Oficina sobre comunicação (internet, rádio e TV), promovida pelo Centro da Juventude:




Internet:
Fórum de comunicação em São Lourenço da Mata, realizado na Câmara do município - abertas discussões para melhoria de conteúdo, fortalecimento das mícias sociais e adesão à entidade representativa.


Sites / Blogs:
Slnet1.com, de responsabilidade de Cláudio Roberto. Variabilíssimo, das notícias aos colunistas.


Blog do Brito. Notícias locais, estaduais e nacionais. Ganhador de prêmios sobre comunicação, bloguismo, Antônio Brito é tido como pessoa imparcial não só na publicação, mas também nos comentários.


PHCN - de responsabilidade do Herculano, bastante combativo, tem diminuído a produção de conteúdo, enfatizando mais em outras redes sociais.



Blog Amigos da Várzea Fria. Wellington Silva é o blogueiro de um dos mais novos replicadores de notícia, crescendo em acessos e produzindo conteúdo próprio.







Blog do Magno Dantas. De responsabilidade do homônimo, os repliques são majoritariamente de esquerda. Embora não resida na cidade, faz bastantes posts de São Lourenço e tem seu espaço, entre seus leitores.










Finalmente, este, o Generalidades. Iniciado em 2009, a variabilidade das postagens vai de reflexões à artes plásticas; de literatura à línguas estrangeiras, dos repliques às observações locais. Não é exatamente um blog de notícias (por isso não é mais um, na verdade único em sua ênfase), e sim muito mais uma observação da vivência cotidiana, incentivo à cultura, o resgate aos bons, velhos e válidos costumes, às práticas espirituais e intelectuais.







Créditos de fotos:

São Lourenço da Mata - no passado;
Fausto Neto;
PHCN;
Herculano;
Gil Morais;
Rosinha Damata;
Ciro Bezerra;
Classiparque;
Ibineias Junior;
Guilherme Santiago;
TV Jornal;
Rádio Jornal;
Vitória Helena;
Blog Magno Dantas;
Blog Amigos da Várzea Fria;
Blog do Brito.

0 comentários:

Postar um comentário