way2themes

Enxergando e repassando a informação como o Mister Magoo:

Por: | 17:30 Deixe um comentário
A personagem criada na primeira metade do século passado se apresentava de maneira cômica, não exatamente por ser baixinho e careca, mas pelo grau de miopia enorme, com isso ele confundia pessoas e animais, além de "enxergar" coisas inexistentes. Quando garoto eu assistia bastante e divertia-me à beça com as confusões. Pobre Waldo, o sobrinho do Magoo sempre em apuros (mesmo o rapaz com péssimo caráter eu acabava tendo pena) com o tio e o Bowser, gato do velhinho, coitadinho, recebia ossos como ração, imagine, sendo confundido com um cão. O Charlie, a mãe, o cãozinho McBarker e outras personagens, de um grau mais ou menos próximo sofriam com esse defeito do protagonista.

Em São Lourenço da Mata, salvo outros que desconheço (acho difícil haver), saber dos acontecimentos, não realizados, do dito e planejado é passado com bastante constância e com bom grau de confiabilidade por:

Blog do Brito, Slnet1, Blog Amigos da Várzea Fria e este blog, de maneira eletrônica, escrita.

De forma verbal: Rádio Novo Dia e Rádio Damata.

Embora sejam dadores de informes, não o fazem de forma homogênea, não são as mesmas pessoas, ideias, falas e só um "Magoo" não consegue "ver" tal coisa, então confundindo ingênua ou maldosamente. Isso posto, o primeiro fato: Fausto Neto contou-me sobre o caso de alguém que criticou certo escrito em rede social, falando mal da pessoa e pondo Fausto no mesmo patamar. 
1. Fausto lida com rádio, notícia falada, não escrita;
2. Os anos de trabalho nessa seara nunca denotaram mau-caratismo dele;
3. Sempre ouviu os lados e não faz julgamentos precipitados.

Indo aos meios eletrônicos que listei acima:
1. Slnet1 é um site de notícias múltiplas locais, estaduais, nacionais e estrangeiras, desde o princípio de sua criação, cuidadoso nas postagens;
2. O Blog do Brito não só é premiado em sua utilidade e acesso, como também respeitado pelos lados opostos da cidade;
3. Apesar de mais recente, o blog Amigos da Várzea Fria procura sua maneira de adicionar notícia, como padrão, dos que já escrevi acima;
4. Este faz mais o papel de metalinguagem (a explicação da imprensa pela imprensa - só me aproprio da expressão para demonstrar uma faceta deste blog) que qualquer outra ênfase.

O segundo fato: dos referidos periódicos eletrônicos (sites, blogs) do post não há a mais mínima evidência da desonestidade intelectual, equívoco noticiário que foi apontado por tal pessoa ao Fausto.

Outra maneira de comportar-se no estilo Míope é o "dedo nervoso" para compartilhar qualquer informação, só para ser o primeiro a contar o que aconteceu e o que é regra nessa modalidade é passar vexame, ridículo. Há aqueles que aprendem a lição e evitam fazer o mesmo e há os que não "compram óculos".


Para quem não conhece o Magoo, eis um vídeo:


Imagem; TV Tropers

0 comentários:

Postar um comentário