way2themes

Para o SLM na política - apelo à ignorância:

Por: | 19:35 Deixe um comentário
Do latim Argumentum ad ignorantiam, significa uma maneira de argumentar usando o desconhecimento sobre um fato, um assunto, alguém, tratando como falso ou verdadeiro justamente por não ter meios amplos e verdadeiros de comprovar o assunto, fato, alguém. É uma falácia (raciocínio falso).

Funciona assim, de maneira muito prática: as escolas em São Lourenço da Mata estão com dificuldades para completar os turnos por algum motivo (falta de professores, não há merenda, problemas na estrutura, etc.), daí dispensam os alunos cedo. Uma pessoa vê o que acontece em uma destas escolas, avisa que aconteceu, e outra pessoa, que esteve em uma unidade de ensino que não houve problemas do tipo, alega que não, não ocorreu dispensa. Esta não pode afirmar baseada em uma escola, havendo dezenas de outras as quais não sabe nada.

A melhor resposta, o acerto para essa maneira de agir é: eu não sei, vou procurar saber, me informarei e assim por diante. Então assumir todas as premissas (da falha de argumentação) como verdadeiras ou falsas apresenta deficiência de julgamento. 

Quando alguém responde a uma afirmação desse jeito, ou ela é bastante ingênua ou desonesta (em se tratando de simpatizantes "apaixonados" dos blocos "caprichoso e garantido", esta passionalidade pode falar mais alto). Resta descobrir qual dos dois, porque o primeiro é razoavelmente resolvido, se aceitar a "cura"; já o segundo... 

Ah, quase ia esquecendo-me. Isso serve às excelências, quando estiverem afirmando ou contrariando a administração executiva e, olhe que há muitos bons motivos para mostra a ineficiência atual.

0 comentários:

Postar um comentário