way2themes

Fatos sobre a Imperatriz Leopoldina:

Por: | 13:07 Deixe um comentário
Carolina Josefa Leopoldina de Habsburgo-Lorena, ou Imperatriz dona Leopoldina, é uma das protagonistas da História do Brasil. Ela foi responsável por tomar uma das decisões mais importantes da nossa trajetória: assinar o decreto de independência. Por isso, separamos alguns fatos curiosos sobre ela.

1. Se não fosse a queda de Napoleão Bonaparte, Dona Leopoldina provavelmente não teria feito parte da História do Brasil. Isso porque, a jovem teve a mão prometida a Pedro, filho do rei de Portugal Dom João VI, durante o Congresso de Viena, em 1814. Ou seja, o casamento de Leopoldina e Pedro I – assim como todas as uniões afetivas da época – foi parte de um jogo político entre Portugal e Áustria como forma de domínio da Europa.

2. De acordo com a historiadora Gloria Kaiser, autora do livro “Um diário imperial — Leopoldina: Princesa da Áustria e Imperatriz do Brasil”, Leopoldina recebeu a foto do futuro marido em uma bandeja de prata durante as negociações do Congresso de Viena. A arquiduquesa da Áustria tinha 17 anos na época.

3. Leopoldina e Pedro só se conheceram pessoalmente em 5 de novembro de 1817, quando a jovem finalmente chegou ao Brasil após cinco meses de viagem pelo Oceano Atlântico. Mas o contrato de casamento foi redigido cerca de um ano antes, em 1816.

4. O matrimônio do casal real aconteceu no dia seguinte à chegada da noiva ao Brasil, ou seja, em 6 de novembro de 1817. A cerimônia foi realizada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, hoje localizada no Centro do Rio de Janeiro e atualmente uma das igrejas preferidas das noivas cariocas para dizer o sim.

5. Leopoldina tinha muito interesse em botânica e mineralogia, e trouxe para o Brasil diversos cientistas austríacos para estudarem a fauna e a flora brasileira. Além de estudar a geografia e a história do Brasil, a imperatriz aprendeu o idioma local.

6. A revolução do Porto em Portugal e uma manifestação pela separação da Província de São Paulo do restante do Brasil foram episódios decisivos para o protagonismo de Leopoldina na Independência do Brasil. Esses fatos levaram ela a assumir como Princesa Regente Interina, em 13 de agosto de 1822.

Retrato de sessão que originou a independência do Brasil por Georgina de Albuquerque.

7. Os conhecimentos sobre política que Leopoldina herdou do marido foram importantes para que ela percebesse que Portugal estava tramando um plano para que o Brasil voltasse a ser colônia. Foi então, que seguindo os conselhos do ministro das Relações Exteriores, José Bonifácio, a Princesa Regente assinou o decreto de Independência, em 2 de setembro de 1822, oficializado por Dom Pedro no dia 7 do mesmo mês.

8. A primeira bandeira do Brasil independente foi idealizada por Dona Leopoldina: o verde representa as cores da família Bragança e o amarelo, os Habsburgo.

9. Dois filhos de Dom Pedro I e Dona Leopoldina foram soberanos: Dona Maria II, rainha de Portugal e Dom Pedro II, imperador do Brasil.

10. Leopoldina faleceu aos 30 anos em 11 de dezembro de 1826, na 12ª semana de gravidez do sexto filho. Até hoje os historiadores não entraram em um consenso sobre as causas de sua morte.


Do Brasil Paralelo

0 comentários:

Postar um comentário