way2themes

Blog Generalidades rumo aos dez anos - Turismo em São Lourenço da Mata:

Por: | 4/15/2018 06:06:00 PM Deixe um comentário
Nossa matéria especial em comemoração aos dez anos do Blog, que acontecerá 2019, é sobre o turismo em São Lourenço da Mata, tema rico, amplo, positivo para economia e bem-estar dos munícipes, porém negligenciado ou por incompetência, ou displicência, ou  mesmo os dois, desde o passado até hoje.

O turismo na cidade, de maneira geral, pode ser feito em duas, quatro, seis ou oito horas. Realizamos a terceira modalidade e fica o registro amplo de modelo para a atual administração, secretaria, diretoria de turismo e cultura, cujas ações nessa área são inexistentes, semelhantemente aos governos anteriores.

Convidamos Guilherme Santiago para apresentar seu brilhante trabalho, originário da Página de Facebook, que ajuda administrar: São Lourenço da Mata - no Passado. Expondo imagens antigas e recentes, contando histórias, Guilherme demonstrou o quanto há o que se ver, preservar na Capital Nacional do Pau Brasil. 

O circuito deu-se da seguinte maneira:
1. Matriz da Luz e suas duas igrejas católicas - no caminho, havendo explicações sobre a invasão holandesa, economia canavieira do município e desenvolvimento econômico;
2. Barragem Queira Deus - observação da flora e fauna locais, recursos naturais, fontes hídricas;
3. Centro de São Lourenço - Alto da igreja matriz, católica, arquitetura, literatura do século 17, significados religiosos; Travessia do bote, tradição, transporte do Pau Brasil; Estação ferroviária, preservação e escoamento de mercadorias; Mercado público, cultura gastronômica, manufatureira, língua; Sedes da prefeitura, construção e datas; Câmara de vereadores, sua construção e usos anteriores; Primeira casa eletrificada (S. Rodrigues). 

Participaram alunos do Ensino Médio, provenientes do Colégio e Curso Santa Clara, do Curado II, em Jaboatão dos Guararapes. Além do passeio, eles produzirão material propagandístico com a aprendizagem do dia. 

Fotos:










































Créditos de algumas imagens: Hugo, Elizabete, Caio e Hailton.

0 comentários:

Postar um comentário