way2themes

Generalidades Notícias, número 52:

Por: | 07:29 Deixe um comentário
Mundo
Estado Islâmico reivindica autoria de atentados contra cristãos na Indonésia
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou neste domingo responsabilidade pelos três atentados cometidos contra a comunidade cristã na Indonésia, no qual pelo menos 11 pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas.

Em comunicado do EI divulgado através de canais jihadistas do serviço de mensagens Telegram, cuja autenticidade não pôde ser comprovada, o grupo garantiu que os ataques foram cometidos por "soldados do califado" e tiveram como alvo os "cruzados", como o grupo se refere aos cristãos.

Segundo o relato do grupo, o primeiro atentado foi cometido com um carro-bomba, o segundo por um suicida que vestia um colete de explosivos e o terceiro por uma motocicleta também equipada com explosivos.

Nas três operações de "martírio", segundo o EI, morreram 11 cristãos e seguranças das igrejas e outras 40 pessoas ficaram feridas.

O diretor da Agência de Inteligência da Indonésia, Wawan Hadi Purwanto, atribuiu o ataque ao grupo Jemaah Ansharut Daulah (JAD), que é vinculado ao EI.

Os ataques aconteceram de forma sucessiva durante a missa de domingo em três igrejas - uma protestante, uma católica e outra pentecostal - em Surabaia, a segunda maior cidade do país, no nordeste da ilha de Java, cuja maioria da população é muçulmana.

Este é o pior ataque deste tipo no arquipélago asiático desde que uma série de atentados com explosivos em várias cidades mataram 18 pessoas e feriram por volta de 100 no dia 24 de dezembro do ano 2000.


Homem morto no ataque de Paris é um jovem de 29 anosUm jovem de 29 anos é a vítima do ataque cometido neste sábado por um homem armado com uma faca, que feriu outras quatro pessoas na região de Ópera, no centro de Paris, informou neste domingo o ministro do Interior, Gérard Collomb.

Segundo o ministro, os feridos estão fora de perigo, mas especificou que dois deles, um homem de 34 anos e uma mulher de 54, têm ferimentos graves e os outros dois, de 26 e 31 anos, têm lesões leves.

Collomb, que deu novos dados do atentado durante sua visita esta madrugada ao hospital Georges-Pompidou de Paris, prestou homenagem ao jovem morto, quem foi atingido pelo agressor enquanto caminhava pela rua.

"De novo a juventude da França foi golpeada esta noite", lamentou o ministro, convocando para as 10h (horário local) uma reunião do Estado Maior, que reúne as principais figuras da Polícia e dos serviços secretos.



Brasil


Alckmin é alvo de ação pública por suposta pedalada

O ex-governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin, é alvo de uma ação civil pública por causa de negociações de dívidas tributárias de contribuintes no Tribunal de Justiça de São Paulo. Há suspeitas de que o mecanismo empregado seja similar ao das pedaladas fiscais.

A ação corre na 14ª Vara de Fazenda Pública e foi movida pelo Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Sinafresp) e o Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Fundações e das Universidades Públicas de São Paulo (Sindiproesp).

Também são alvos da ação o ex-governador paulista e atual senador José Serra (PSDB), a Companhia Paulista de Parcerias (CPP) e a Companhia Paulista de Securitização (CPSEC).

A ação foi distribuída ainda em janeiro, segundo informações do sistema de acompanhamento processual do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Por meio de sua assessoria de imprensa, Alckmin disse que “prestará todos os esclarecimentos necessários” na ação judicial. Ele afirmou que, junto com outros dirigentes públicos, é citado no caso, relacionado a “uma política pública voltada à melhoria da gestão da dívida ativa do Estado de São Paulo“.

“Não se trata de uma ação criminal, mas de uma ação de natureza civil movida por dois sindicatos. Todos os atos preparatórios dessa política pública foram baseados em consultas formais à Procuradoria Geral do Estado que, diferentemente dos autores da ação, não responde por categorias, sindicatos ou interesses particulares, mas pelos interesses da Fazenda Pública do Estado”, adicionou o ex-governador por meio da assessoria.

(Com Reuters)

Pernambuco

Bombeiros salvam bebê em Olinda, por meio de orientação telefônica
Em pleno Dia das Mães, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco conseguiu evitar uma trágedia. Através de orientação telefônica, o soldado Onireves Timóteo da Silva conseguiu reverter o sufocamento de um bebê de sete meses, que já estava cianótico e quase desacordado. "Foi um milagre. Graças aos bombeiros, deu tudo certo", diz emocionada Vitória Alves de Freitas, de 17 anos. Vitória é tia do do pequeno Heitor e foi quem realizou as manobras ensinadas à distância.

O acidente aconteceu por volta das 10h da manhã deste domingo, na rua Castro Alves, sem número, no bairro de Águas Compridas, em Olinda. Como de costume, a mãe de Heitor, Maria, de 15 anos, estava dando banho no bebê. Ela colocou a banheira sobre a mesa da cozinha e ensaboou o corpo e o rostinho da criança. "Ela não percebeu que ele estava com muito catarro, e na hora em que foi jogar água, Heitor levantou a cabeça de repente e olíquido entrou pelo nariz", descreve Vitória.

O bebê sufocou e não conseguia mais respirar, e as pessoas presentes na casa começaram a entrar em desespero, incluindo a mãe e a avó. Foi quando Vitória resolveu ligar para o Corpo de Bombeiros e passou a receber instruções do soldado Onireves Timóteo da Silva. "Me falaram para colocar Heitor de cabeça para baixo e dar cinco tapas nas costas dele. Em seguida, deitei ele de bruços e ele começou a cuspir líquido", relembra a tia.

Calma e rapidez foram essenciais

Segundo Vitória, a rapidez no socorro foi fundamental. "Além de orientar por telefone, eles mandaram uma viatura lá para casa. Não levou nem quinze minutos. De lá, minha mãe, a avó de Heitor, foi com eles para a UPA da PE-15, onde Heitor já chegou melhor e teve alta em pouco tempo", prossegue.

Vitória destaca a importância de se manter a calma nas situações de urgência. "Eu podia ter perdido meu sobrinho, e ia ser o Dia das Mães mais triste de todos. Mas, graças a Deus, consegui salvar a vida dele, e só tenho a agradecer ao Corpo de Bombeiros pelo livramento", comemora.


Explosão atinge imóvel residencial em Arcoverde
Uma explosão por fogos de artifício atingiu um imóvel residencial no bairro de São Geraldo, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, na tarde deste domingo (13). O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13h40 e isolou a área. Não houve vítimas ou dano ao patrimônio.

De acordo com a assessoria de imprensa dos Bombeiros, a proprietária da casa informou que havia comprado os fogos para seu sobrinho. A criança teria acendido o material sem que a tia percebesse, provocando princípio de incêndio em uma cortina, na varanda da residência.

O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que ficará responsável pelas investigações. O Centro de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo de Bombeiros de Arcoverde também fará uma vistoria no local.


Com EFE, Folhape.

0 comentários:

Postar um comentário